top of page

A voz de Led Zeppelin e não só

  • 19 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Robert Plant, que hoje festeja mais um aniversário, tem um longo e inspirador percurso musical. Enquanto membro de uma banda de rock chamada Obs-Tweedle, Plant recebeu um convite do empresário musical Peter Grant para fazer um teste para o grupo de rock britânico Yardbirds. Plant não foi a primeira escolha de Grant ou do guitarrista Jimmy Page, mas depois de o ouvir com os Obs-Tweedle, Page convidou Plant e em 1968 juntou-se aos Yardbirds, sugerindo que adicionassem Bonham como baterista do grupo.


Pouco depois de Plant se tornar o vocalista, a banda foi renomeada para Led Zeppelin. Além dele, a banda era formada pelo guitarrista Page, o baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista Bonham. Led Zeppelin ganhou força com o lançamento do seu álbum de estreia e o estilo vocal de Plant ganhou elogios. Embora Page e Jones tenham composto grande parte da música da banda, Plant escreveu a maior parte das letras, destacando-se como letrista no álbum Led Zeppelin III (1970) com canções como "Bron-Y-Aur Stomp" e "That's the Way".


A popularidade da banda atingiu o pico após o lançamento do seu quarto álbum, sem título, mas comumente referido como Led Zeppelin IV (1971), com os clássicos do hard rock "Stairway to Heaven", "Rock and Roll" e "Misty Mountain Hop". A banda permaneceu popular durante toda a década de 1970.


Em 1984, Plant formou um grupo de curta duração com Jimmy Page, Jeff Beck e Phil Collins chamado The Honeydrippers. A banda teve um hit no Top Ten com a música "Sea of Love". O amor de Plant pela música de Marrocos levou-o a uma nova colaboração chamada Robert Plant and the Strange Sensation. Em 2007, começou a gravar e a apresentar-se com a estrela americana de bluegrass Alison Krauss. No ano de 2010, Plant reuniu-se com o seu antigo grupo, The Band Of Joy. Dois anos depois, Plant formou uma nova banda chamada Sensational Space Shifters, com a participação de Liam Tyson. Em 2020, lançou Digging Deep: Subterranea, uma compilação de dois CDs com faixas de toda a sua carreira a solo.

bottom of page