top of page

Activista pioneira pela paz

  • 8 de jun. de 2025
  • 1 min de leitura

Bertha von Suttner nasceu a 9 de Junho de 1843. Foi a primeira mulher a receber o Prémio Nobel da Paz (é considerada a inspiração por detrás da criação do prémio) e tornou-se a segunda mulher a receber o Prémio Nobel, depois de Marie Skłodowska Curie.


Von Suttner é reconhecida como uma das líderes do movimento internacional pela paz, do seu tempo. O seu romance anti-guerra "Lay Down Your Arms" (1889) foi provocador para muitos, mas a mensagem antimilitarista pegou. Em congressos de paz predominantemente masculinos, destacou-se como uma líder liberal e enérgica. Era chamada o "generalíssimo do movimento pacifista".


Tornou-se amiga íntima de Alfred Nobel na década de 1870, e corresponderam-se durante anos sobre o tema da paz. A amizade de von Suttner com Nobel teve impacto no conteúdo do seu testamento, e muitos atribuem-lhe o crédito pela criação de um prémio da paz. Diz-se que a carta escrita por Alfred a Bertha, em Janeiro de 1893, foi a primeira vez que Alfred apresentou a ideia de um prémio da paz.


"Informe-me, convença-me, e então farei algo grandioso pelo movimento", disse Alfred Nobel a Bertha von Suttner.

bottom of page