"Bauhaus Stairway"
- Ana Branco

- 3 de set.
- 1 min de leitura
A escola Bauhaus tinha como premissa uma visão utópica da sociedade baseada na integração de tecnologia, arte, design e vida. Originalmente fundada em 1919 pelo arquitecto Walter Gropius em Weimar, Alemanha, a escola mudou-se para Dessau em 1925 e finalmente para Berlim em 1932.
Oskar Schlemmer, que leccionou na escola de 1920 a 1929, pintou “Bauhaus Stairway” em resposta a um anúncio de que, sob pressão do partido nazista, a escola seria fechada. A Bauhaus fechou as portas em 1933, um ano depois de ele ter criado a pintura.
Mais conhecido como coreógrafo e director da oficina de teatro Bauhaus, Oskar Schlemmer, nascido a 4 de Setembro de 1923, dedicou o trabalho da sua vida à investigação das relações entre o corpo humano e o espaço que o cerca. “Bauhaus Stairway” retrata essas interacções no contraste entre formas arquitectónicas estáticas e figuras que mudam dinamicamente, sintetizadas pela bailarina que se equilibra em pontas.
Os corpos de Schlemmer são compostos de cones, esferas e cilindros – simplificados em unidades geométricas quase modulares, em vez de representados como identidades individuais. As três figuras centrais são retratadas por trás; aqueles cujos rostos vemos não revelam nenhuma expressão ou emoção. Os corpos aerodinâmicos nesta escadaria giratória parecem afastar-se de nós – como se marcassem o ponto de viragem entre as esperanças passadas e um futuro sombrio.
Publication excerpt from MoMA Highlights: 375 Works from The Museum of Modern Art,
New York (New York: The Museum of Modern Art, 2019)


















