Dia Mundial da Música
- Ana Branco

- 30 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de nov.
Música (μουσική τέχνη - musiké téchne), arte das musas, a quem os gregos atribuíam o poder de inspirar a criação. Os egípcios acreditavam ser obra de Toth, deus criador da magia, da escrita hieroglífica, e de todas as formas de sabedoria e de arte. Promovia a presença divina e apaziguava e afastava as forças temíveis e indesejáveis.
Na China antiga atribuía-se à natureza a origem da música. Segundo Confúcio, “Um educado começa nos ritos, aprimora-se na poesia e completa-se na música”. Brahma, divindade principal do hinduísmo indiano, criou a música e ensinou-a a Narada, seu filho e mensageiro dos deuses, que a deu a conhecer à humanidade.
Para Pitágoras, existia uma “harmonia das esferas”: os corpos celestes mover-se-iam de acordo com equações matemáticas correspondentes a notas musicais que produziriam uma sinfonia para nós inaudível: a “música das esferas”, que a Filosofia poderia compreender. Para Aristóteles, a música purifica as paixões, liberta-nos de sentimentos ou emoções reprimidas, e proporciona alívio e serenidade.
Forma de lazer, arte liberal e nobre (medicinal e educativa), a música confronta-nos com sentimentos específicos, dando-nos a oportunidade de os conhecer e de aprendermos a escolher os mais adequados.
Wassili Kandinski via nas combinações de cores “acordes visuais”, e que elas e as formas poderiam, entre outros aspectos, evocar elementos musicais e originar sonoridades. "Jimbo’s Lullaby", segundo movimento de "Children ́ s Corner” da suite para piano de Claude Debussy, serviu de base a uma das composições do álbum "Solar Fire" (1973, de Manfred Mann ́ s Earth Band), "Earth, the Circle, Part 1", cuja letra diz: “And the colour we hear and sound we see“ (E a cor que ouvimos e o som que vemos).
As músicas não nos emocionam apenas, moldam memórias. Estudos concluem que o tipo de música que ouvimos influencia o tipo de memória que desperta.
As músicas suaves e acústicas tendem a evocar memórias ricas e únicas, ligadas a emoções profundas como o amor e a nostalgia, enquanto as músicas animadas e cheias de energia têm maior probabilidade de evocar memórias rápidas, sociais e alegres. As músicas escolhidas por nós próprios criam memórias especialmente significativas em comparação com as consideradas populares.
Hoje é Dia Mundial da Música, data instituída em 1975 pelo International Music Council (instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que reúne várias entidades e individualidades do mundo da música), com o objectivo de promover esta arte em todos os sectores da sociedade, divulgar a sua diversidade e incentivar a partilha de experiências.



















