O virtuosismo técnico de Boilly
- 4 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Louis-Léopold Boilly nasceu a 5 de Julho de 1761. A sua pintura "A Girl at a Window" segue o precedente dos artistas holandeses do século XVII que usavam frequentemente o dispositivo de enquadramento de uma figura sentada numa janela e incluíam uma escultura em relevo por baixo do parapeito da janela.
Aqui, vemos uma menina com um lindo vestido branco e gorro sentada no parapeito de uma janela de pedra. Na parede atrás dela penduram um pássaro numa gaiola, uma planta e um ramo de cenouras. No parapeito da janela está uma tigela contendo dois peixes dourados, uma pequena garrafa cheia de um líquido escuro e um telescópio. A menina segura uns óculos na mão direita e, logo à esquerda, está um outro telescópio, através do qual um rapaz nas sombras olha. Por baixo da janela existe um antigo friso de pedra, parcialmente coberto pelo tecido que sai do interior da janela.
A imagem mostra o virtuosismo técnico de Boilly com a pintura a óleo ao retratar objetos com o detalhe meticuloso de um miniaturista. Não só pinta uma vasta gama de materiais e superfícies, incluindo pedra, vidro, cetim e pele, mas também vários objetos. Por exemplo, a taça de vidro transparente cheia de água e o telescópio de metal brilhante destacam a sua capacidade de pintar superfícies refletoras.









