top of page

Pioneiro em dinâmica de grupo

  • Foto do escritor: Ana Branco
    Ana Branco
  • 7 de set.
  • 1 min de leitura

Atualizado: há 2 dias


«O sacrifício da memória e do desejo conduz ao crescimento da "memória" onírica, que faz parte da experiência da realidade psicanalítica.»


Wilfred Bion foi um dos mais originais pensadores da psicanálise. Os seus primeiros anos na Índia colonial, seguidos pela educação em Inglaterra e pelo serviço militar, deixaram marcas duradouras nas suas reflexões sobre a psicologia de grupo, particularmente nas suas formulações de estados psicóticos e da necessidade de contenção. Como psiquiatra durante a Segunda Guerra Mundial, os seus encontros clínicos com pacientes gravemente perturbados levaram-no a investigar os processos através dos quais a experiência emocional bruta é transformada em pensamento. Estas explorações lançaram as bases para as suas influentes teorias do pensamento, os limites da representação e a dinâmica da realidade emocional.


As contribuições marcantes de Bion incluem os conceitos de recipiente/contido, função alfa e ataques à ligação, que iluminam a forma como a mente transforma as experiências sensoriais e emocionais brutas em pensamentos. Elaborou também sobre o processo psicótico, mostrando como as ansiedades primitivas e as identificações projectivas podem sobrecarregar o pensamento e a compreensão interpessoal. O seu trabalho sobre a dinâmica de grupo, posteriormente reunido em "Experiências em Grupo" (1961), ofereceu conhecimentos cruciais sobre a forma como as ansiedades operam colectivamente, influenciando tanto as instituições como a formação psicanalítica.

Mais para ler

© 2024 - 2025 Alegoria do Nada por Ana Branco. Alojamento Wix.com

  • Instagram
  • Facebook
  • Bsky
bottom of page