"Summer's here and the time is right for dancing in the street"
- 9 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Há 40 anos, o Live Aid, o concerto de beneficência organizado por Bob Geldof e Midge Ure para angariar fundos para o combate à fome na Etiópia, foi anunciado numa conferência de imprensa no relvado do Estádio de Wembley. O concerto foi realizado simultaneamente no sábado, 13 de Julho de 1985, nos estádios de Wembley e John F. Kennedy, em Filadélfia. Um dos pontos altos do dia foi o dueto surpresa do clássico da Motown, "Dancing In The Street", entre David Bowie e Mick Jagger.
O vídeo da faixa, que, tal como a música, tinha sido gravado e filmado em apenas treze horas, apenas catorze dias antes, foi exibido às 19h00 no Reino Unido (14h00 em Filadélfia), pouco antes de Bowie subir ao palco do Estádio de Wembley. A versão single da canção foi lançada a 27 de Agosto, com a totalidade da receita a reverter para o combate à fome. A canção liderou a tabela de singles do Reino Unido durante quatro semanas e alcançou a 7ª posição nos Estados Unidos na tabela Billboard Hot 100.
O plano original para o Live Aid era tocar a faixa ao vivo, com Bowie no Estádio de Wembley e Jagger no Estádio John F. Kennedy, em Filadélfia. Cedo se tornou claro que a ligação via satélite entre os dois países significaria um atraso de meio segundo, tornando o plano impossível. Em vez disso, a dupla reuniu-se nos Westside Studios, em Londres, no dia 29 de Junho, onde Bowie estava a trabalhar com os produtores Clive Langer e Alan Winstanley. A dupla foi directamente do estúdio para o Spillers Millennium Mills, no East End, para gravar o vídeo com o realizador David Mallet, que já tinha trabalhado com Bowie no vídeo "Ashes To Ashes".
Para celebrar o 40º aniversário da faixa, será lançada uma edição limitada de vinil branco de 12" no dia 29 de Agosto, 2 dias após o seu aniversário, reunindo todas as misturas da música pela primeira vez. 30% do preço de venda a retalho deste single será doado por David Bowie, Mick Jagger e Parlophone Records à The Band Aid Charitable Trust. O vídeo foi actualizado para alta resolução para celebrar o aniversário, utilizando o negativo original do filme.







