top of page

Uma das maiores pintoras da Dinamarca

  • 17 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

Um homem e duas mulheres a caminho do início da colheita nos campos em redor de Skagen. A pintura está dividida em duas secções: o céu azul por cima e o cereal amarelo por baixo, com apenas as figuras a quebrarem as faixas de cor. Anna Ancher produziu algumas cenas de colheita, todas elas, de forma semelhante, colocando os colhedores como o foco da cena.



Os campos com culturas maduras ligam-se naturalmente a um tema de fertilidade e, em contraste, o homem que transporta a foice à frente do grupo evoca imagens da morte, personificada como o Ceifador; Ancher está a justapor a vida e a morte, mas também retrata a ordem e a divisão do trabalho na colheita: tradicionalmente, o homem ceifava a colheita e as mulheres recolhiam a palha apenas com as mãos ou com um ancinho ou forcado.


As pinturas de Ancher não são, na sua maioria, obras simbolistas, mas, como ela escreveu numa carta a Martha Johansen (mulher de outro pintor de Skagen, Viggo Johansen) em 1893, ela pensava que embora tivesse tendência para "ir à natureza... um pouco de simbolismo de vez em quando não faz realmente mal."

bottom of page