top of page

A importância das florestas

  • 21 de mar. de 2025
  • 1 min de leitura
Montado

Ecossistema criado pelo Homem e resultante da floresta mediterrânica original, o Montado alberga uma enorme variedade de espécies e suporta um vasto conjunto de serviços dos ecossistemas: regula o ciclo da água, fixa grandes quantidades de carbono no solo, combate a desertificação e o aquecimento global e controla ainda a erosão dos solos.


Cobrindo uma área de 31% da superfície da Terra, as florestas concentram 80% de toda a biodiversidade terrestre do mundo, armazenam mais carbono que a atmosfera, previnem a erosão do solo e protegem as bacias hidrográficas. Mais de 1,6 biliões de pessoas dependem delas para sobreviver como fonte de vida, emprego e sustento. Quase um terço da população mundial, ainda depende de lenha para cozinhar ou se aquecer. Em África, este número representa dois terços dos lares.


As florestas e as árvores fornecem ar puro e água além de sustentarem as pessoas, independentemente de onde vivam. Doenças zoonóticas somam 75% de todas as enfermidades infecciosas que surgem, e estas geralmente ocorrem quando as paisagens naturais, como florestas, são devastadas. A restauração das matas e o plantio de árvores são parte essencial de uma abordagem integrada e saudável para as pessoas, para as espécies e para o planeta.


A cada ano, o mundo continua a perder 10 milhões de hectares de florestas, uma área que representa a extensão da Coreia do Sul. As florestas do mundo estão sob risco de desmatamento ilegal, exploração de madeira insustentável, incêndios florestais e eventos meteorológicos extremos. Estima-se que 2 biliões de hectares de terra degradada, em todo o mundo, tenham o potencial de restauro. A revitalização da floresta degradada é de extrema importância.

bottom of page