Memória Colectiva
- 27 de jan.
- 1 min de leitura
Todos os anos, a 27 de Janeiro, é dia de prestar homenagem à memória das vítimas do Holocausto e reafirmar o compromisso de combater o antissemitismo, o racismo e outras formas de intolerância que podem levar à violência direcionada a grupos.
A data marca o aniversário da libertação do Campo de Concentração e Extermínio Nazista de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas a 27 de Janeiro de 1945. O Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto foi oficialmente proclamado em Novembro de 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
O Holocausto afectou profundamente os países nos quais os crimes nazistas foram perpetrados, com implicações e consequências universais em muitas outras partes do mundo. Os Estados Membros compartilham a responsabilidade colectiva de abordar o trauma residual, manter políticas eficazes de lembrança, cuidar de locais históricos e promover educação, documentação e pesquisa, mais de sete décadas após o genocídio. Essa responsabilidade passa por educar sobre as causas, consequências e dinâmicas de tais crimes para fortalecer a resiliência dos jovens contra as ideologias do ódio. Como crimes de genocídio e atrocidade continuam a ocorrer em várias regiões, e como estamos a testemunhar um aumento global de antissemitismo e discurso de ódio, isso nunca foi tão relevante.











