top of page

Dia do Estudante

  • Foto do escritor: Ana Branco
    Ana Branco
  • 24 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

A 24 de Março de 1962 tiveram lugar as comemorações do Dia do Estudante, que seriam proibidas pela ditadura. A proibição de realização de actividades culturais e desportivas para assinalar o Dia do Estudante não conseguiu evitar a mobilização estudantil, contribuindo, pelo contrário, para o reforço da luta dos jovens universitários. Estava aberta uma nova fase do processo de resistência estudantil, e com o reforço da luta aconteceu o reforço da repressão: a ocupação policial da Cidade Universitária; cargas policiais sobre os estudantes; prisões, expulsão e afastamento de estudantes, bem como de professores.


A estrutura de Reuniões Inter-Associações (RIA) declarou “Luto Académico” e greve às aulas. Entre Abril e Junho de 1962, as três academias do país, em Lisboa, Coimbra e Porto, mobilizam-se pela “autonomia universitária”, pela Liberdade e pelas liberdades e contra a repressão salazarista. As formas de luta incluiriam a greve de fome, plenários fortemente participados e vigiados, protestos, manifestos, comunicados e manifestações. A 7 de Abril, no Campo de Santana em Lisboa, e a de 19 de Maio, em Coimbra, os protestos estudantis foram duramente reprimidos, os estudantes que ocupavam a cantina da Cidade Universitária são retirados à força pela polícia de choque. A 11 de Maio e a 20 de Junho a polícia dispersa os manifestantes que se concentravam em frente da cadeia do Aljube, exigindo a libertação dos estudantes presos e do dirigente estudantil Eurico de Figueiredo.


Nada seria como antes. A repressão e a violência nas faculdades e universidades apenas terminariam com o 25 de Abril de 1974. Desde 1987 que o Dia do Estudante é assinalado como um dia de luta e homenagem aos estudantes que resistiram, e persiste como uma data de luta pelo direito à Educação e defesa dos direitos estudantis.



Mais para ler

© 2024 - 2025 Alegoria do Nada por Ana Branco. Alojamento Wix.com

  • Instagram
  • Facebook
  • Bsky
bottom of page