Dia G
- 6 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
O Dia Global do Decrescimento (também conhecido como "Dia G") é uma iniciativa anual que acontece no primeiro sábado de Junho. Aprendemos que crescimento é igual a progresso. Mas, à medida que o PIB aumenta, aumenta também a desigualdade, o esgotamento dos recursos naturais e a crise climática. E se progresso significasse bem-estar, equidade e sustentabilidade em vez de lucro?
O decrescimento critica o sistema capitalista global que procura o crescimento económico a todo o custo, provocando a exploração humana e a destruição ambiental. Expõe a interligação de sistemas de opressão como o capitalismo, o extrativismo, o colonialismo e o patriarcado. Enquanto movimento social, campo de investigação académica e prática, o decrescimento defende sociedades que priorizam o bem-estar social e ecológico. Propõe uma (re)distribuição radical do poder, da riqueza e dos recursos, uma redução da dimensão material da economia global e uma mudança dos valores comuns no sentido do cuidado, da solidariedade e da autonomia. Decrescimento significa transformar as sociedades para garantir a justiça ambiental e uma vida digna para todos dentro dos limites planetários.
Para o decrescimento é essencial:
- Procurar uma vida autodeterminada e digna para todos. Isto inclui a desaceleração, o bem-estar social e a convivialidade.
- Uma economia e uma sociedade que sustentem a base natural da vida.
- Uma redução da produção e do consumo no Norte global e a libertação do paradigma ocidental unilateral de desenvolvimento. Isto poderá permitir um caminho autodeterminado de organização social no Sul global.
- Uma ampliação da tomada de decisões democráticas para permitir uma participação política real.
- Mudanças sociais e uma orientação para a suficiência, em vez de mudanças puramente tecnológicas e melhorias na eficiência, de forma a resolver problemas ecológicos. Historicamente, está provado que dissociar o crescimento económico da utilização de recursos é impossível.
- A criação de economias abertas, conectadas e localizadas.











