“Leguminosas: nutrir os solos e as pessoas”
- Ana Branco

- 10 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
O Dia Mundial das Leguminosas, que hoje se assinala, tem como tema este ano “Leguminosas: nutrir os solos e as pessoas”. Um dia com o objectivo de reconhecer a importância das leguminosas na alimentação dos povos de todo o mundo como grande fonte de proteína e baixo teor de gordura, sendo o seu consumo muito importante, não só em situações de difícil acesso a lacticínios e carne, mas também no âmbito da prevenção e combate à obesidade.
As leguminosas são ricas em nutrientes, fornecendo uma boa fonte de vitaminas e minerais que são vitais para uma boa saúde; em múltiplos sistemas de cultivo, as leguminosas melhoram a agrobiodiversidade, a resiliência às alterações climáticas e os serviços ecossistémicos; o seu cultivo ajuda a fertilizar os solos, tendo como consequência a redução do uso de adubos químicos; com uma vida útil longa, as leguminosas ajudam a aumentar a diversidade das dietas, ao mesmo tempo que reduzem a perda e o desperdício de alimentos; as leguminosas fixam o nitrogénio atmosférico no solo, contribuindo para melhorar a biodiversidade e a fertilidade do solo.
A produção dos alimentos depende dos solos. Os solos saudáveis não só proporcionam a base da segurança alimentar, mas também fornecem os minerais necessários para evitar a desnutrição, o atraso no crescimento e outras doenças relacionadas com a deficiência de nutrientes, como a anemia. As leguminosas não só nos fornecem alimentos, como também mantêm os solos saudáveis.


















