"Maravilha: Sustentando o que nos sustenta"
- 7 de jun. de 2025
- 1 min de leitura
O Dia Mundial dos Oceanos, este ano celebrado em Nice, cidade que acolhe a 3ª Conferência do Oceano das Nações Unidas (UNOCIII), coorganizada pelos Governos da França e da Costa Rica, e que decorrerá entre os dias 9 e 13 de Junho, tem como tema "Maravilha: Sustentando o que nos sustenta". Através da palavra "maravilha", pretende alertar para a grandiosidade do oceano e ao dever que temos, como cidadãos, de cuidar e proteger esse recurso vital.
Os Oceanos produzem pelo menos 50% do oxigénio do planeta e absorvem 30% do carbono gerado por seres humanos. Fornecem alimentos, empregos e um clima do qual dependemos. No entanto, a poluição plástica está a acabar com os cardumes e a levar à perda de ecossistemas marinhos, assim como ao aumento da temperatura que eleva o nível do mar.
Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, “a data serve para soar o alerta a governos em todo o mundo sobre fazer mais para proteger os mares”. A sua proposta é de que os países cumpram as promessas previstas no Acordo de Biodiversidade além da Jurisdição Nacional.











