Os minerais da transição energética
- Ana Branco

- 25 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Lítio, níquel e cobalto, componentes das baterias, e cobre e alumínio, usados nas linhas de transmissão de energia, são os chamados “minerais de transição energética” por serem essenciais à produção de energia menos poluente se usados de forma sustentável.
Segundo a Agência Internacional de Energia, entre 2017 e 2022, a procura de lítio triplicou, a de níquel aumentou 40% e a de cobalto aumentou 70%. Para extrair uma tonelada de lítio, são necessários dois milhões de litros de água. Se feita de forma insustentável, a extracção destes minerais leva à desflorestação, à poluição da água e ao que é conhecido como desidratação. Mas, não só. Muitos destes minerais são encontrados em países em desenvolvimento. Há países e empresas a controlar a extracção destes minerais, levando grupos de defesa dos direitos humanos a alertar para os abusos e, inclusive, a relatar trabalho forçado em alguns locais.
A mineração será um dos temas abordados na 6ª. Sessão da Assembleia Ambiental das Nações Unidas, Unea-6, que irá decorrer de 26 de Fevereiro a 1 de Março de 2024 na sede do Pnuma em Nairobi, Quénia.



















