Percepções sobre os desafios ambientais em Portugal
- 29 de jun. de 2025
- 1 min de leitura
O estudo "Clima de Mudança: perceções sobre os desafios ambientais em Portugal", encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian à Ipsos APEME, procurou compreender as atitudes dos cidadãos portugueses face aos desafios climáticos e caracterizar as organizações que actuam na área do ambiente e as abordagens que seguem para envolver os cidadãos na sua missão.
Em geral, os portugueses reconhecem a importância dos desafios ambientais e acreditam que serão maiores os custos associados ao impacto das alterações climáticas que os custos económicos do seu impacto. A preocupação com o ambiente não está no topo das suas prioridades, sendo ultrapassada por questões como os cuidados de saúde ou a pobreza e a desigualdade social.
Entre os problemas ambientais principais, os portugueses preocupam-se com os eventos climáticos extremos, o esgotamento de recursos e as alterações climáticas. Já a poluição atmosférica, a desflorestação, a degradação dos solos e a perda de biodiversidade são consideradas relativamente menos preocupantes.
Apenas uma pequena parte da população reconhece ver implementadas práticas sustentáveis no espaço público. No entanto, mais de metade dos inquiridos acredita que deve ser o espaço público a liderar pelo exemplo na transição ambiental, a fim de gerar confiança na mudança.











