top of page

"Povos Indígenas e IA: Defender Direitos, Moldar Futuros"

  • 8 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura
Imagem Wix

O tema de 2025 para o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, que hoje se celebra, pretende alertar para o facto da inteligência artificial (IA) estar a transformar o nosso mundo a um ritmo sem precedentes, transformando os modos de vida, o trabalho e as interações e criando avanços na educação, nos cuidados de saúde e na agricultura. Embora ofereça um grande potencial, também traz riscos significativos. Isto é especialmente importante para os povos indígenas.


Os povos indígenas repartem-se por 90 países, constituindo 5% da população global e 15% do total da população mais pobre, mas culturalmente muito ricos. Detêm uma linguagem e cultura próprias que os distingue das sociedades ditas «desenvolvidas».


A degradação do ambiente, as deslocações em consequência de conflitos e de violência, bem como a apropriação ilegal das suas terras e as catástrofes naturais, fazem parte da realidade dos povos indígenas, que diariamente lutam pelo reconhecimento dos seus direitos, dos territórios que habitam, dos seus recursos e da sua forma de vida, que é única.

bottom of page