top of page

Activista político

  • Foto do escritor: Ana Branco
    Ana Branco
  • 7 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Nascido a 7 de Dezembro de 1928, Noam Chomsky tem sido, ao longo de mais de quatro décadas, um proeminente linguista e um destacado activista político.


«Desde os anos oitenta que se vive uma ruptura entre o que as pessoas desejam e as políticas públicas. É fácil ver isso no caso dos impostos. As pesquisas mostram que a maioria quer impostos mais altos para os ricos. Mas isso nunca se leva a cabo. Frente a isso, promoveu-se a ideia de que reduzir impostos traz vantagens para todos e que o Estado é o inimigo. Mas quem se beneficia da redução de verbas para estradas, hospitais, água limpa e ar respirável?


O neoliberalismo existe, mas só para os pobres. O mercado livre é para eles. Essa é a história do capitalismo. As grandes corporações empreenderam a luta de classes, são autênticos marxistas, mas com os valores invertidos. Os princípios do livre mercado são óptimos para ser aplicados aos pobres, mas os muito ricos são protegidos. As grandes indústrias de energia recebem subvenções de centenas de milhões de dólares, a economia de alta tecnologia beneficia-se das pesquisas públicas de décadas anteriores, as entidades financeiras obtêm ajuda maciça depois de afundar…


Todas elas vivem com um seguro: são consideradas muito grandes para cair e são resgatadas se têm problemas. No fim das contas, os impostos servem para subvencionar essas entidades e com elas, os ricos e poderosos. Mas, além disso, diz-se à população que o Estado é o problema e reduz-se o seu campo de acção. E o que ocorre? O seu espaço é ocupado pelo poder privado, e a tirania das grandes corporações fica cada vez maior.»


in “El Pais”

Mais para ler

© 2024 - 2025 Alegoria do Nada por Ana Branco. Alojamento Wix.com

  • Instagram
  • Facebook
  • Bsky
bottom of page