top of page

“Liberdade”

  • 7 de jan. de 2025
  • 2 min de leitura
Imagem Wix

Na votação promovida pela Porto Editora, os portugueses escolheram “liberdade”, numa alusão aos 50 anos do 25 de Abril, como palavra do ano em 2024, com 22 por cento dos votos.


"Liberdade", em grego “eleutheria”, significava liberdade de movimento. Dizia respeito à possibilidade do corpo se movimentar sem qualquer restrição externa. O significado grego relacionava-se com a ausência de limitações físicas.


Em alemão, a palavra “freiheit”, que dá origem à palavra “freedom” em inglês, significava “pescoço livre”, referindo-se à ausência das correntes que aprisionavam os escravos. A palavra nasce em oposição à escravatura. A palavra grega tem um significado mais abrangente e “freiheit” seria então um caso particular de “eleutheria”.


No latim, a palavra “libertas” significava independência. Sendo ainda mais abrangente do que a palavra grega. Independência nasce da oposição à palavra dependência, em latim “dependere” que significava “estar preso a”, “estar pendurado”, “pender de”. “Libertas” assumia significados como não estar preso a nada, não estar pendurado, não ser propriedade de ninguém. Estas três palavras “eleutheria”, “freiheit” e “libertas” referem-se a liberdades externas, sem obstáculos físicos.


A palavra "liberdade" na língua inglesa distingue-se por freedon e liberty. Freedon define o aspecto positivo interno da acção independente. É a liberdade moral. Liberty define o aspecto da ausência de coação exterior.


Actualmente, a palavra "liberdade" assume significados mais amplos, referindo-se não só a obstáculos físicos, como também internos, por exemplo psicológicos. A maioria das pessoas tem poucos obstáculos físicos, o que não significa que sejam livres. Os obstáculos psicológicos, emocionais, sentimentais, etc., funcionam como correntes que muitas vezes nos impedem de fazer escolhas livremente e usufruir da sensação de liberdade.


De forma geral, liberdade é o estado de ser livre ou de não estar sob o controle de outrem; de estar desimpedido, de não sofrer restrições, nem imposições. Liberdade é a faculdade que o ser humano tem de escolher, ou de se decidir segundo o seu próprio parecer.


De forma geral, o absoluto é livre. O definido, condicionado. O determinado, justificado. Livre o eternamente pela consciência mediado. Determinismo inventado, justificado, falsifica o libertado. O ser humano só não é livre, para livre não ser. O livre é condenado a escolhas fazer, e a responsabilidade delas, acolher.

bottom of page